A primeira onda de frio do inverno de 2026 começa a perder força a partir desta sexta-feira (26), mas ainda mantém temperaturas muito baixas em boa parte do país nesta quinta-feira (25).
Em São Paulo, a chuva dos dias anteriores dá lugar à garoa, com máxima prevista de 14°C — próxima da menor tarde registrada na cidade neste ano, 13,5°C, marcada na quarta-feira (24).
No Sul, a massa de ar polar segue intensa, com geada prevista e mínimas abaixo de 0°C em pontos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em São Paulo (SP), o meteorologista César Soares, da Climatempo, aponta que a mudança mais perceptível nesta quinta será a redução das precipitações — mas o céu segue carregado. Na véspera, a mesma onda de frio havia derrubado os termômetros abaixo de 0°C no Sul e provocado temporais com acumulados superiores a 100 milímetros em partes do Sudeste.
O sol deve reaparecer em São Paulo a partir de sexta (26), elevando as temperaturas gradualmente. A melhora, porém, dura pouco: uma nova frente fria está prevista entre segunda (29) e terça-feira (30), podendo trazer mais chuva e favorecer nova entrada de ar polar ao estado.
Sul sob risco de geada e mínimas negativas
A massa de ar polar mantém a Região Sul no epicentro do frio. Em Curitiba (PR), há risco de geada pela manhã e máxima de 14°C. Porto Alegre (RS) terá tempo seco e sol, com máxima em torno de 15°C. No centro-sul paranaense, as temperaturas podem chegar a -3°C.
No Sudeste, temporais ainda ameaçam o norte e leste paulista, o sul de Minas Gerais e o litoral fluminense. No Rio de Janeiro (RJ), pode chover em diferentes momentos, com máxima de 21°C e rajadas de até 50 km/h entre a Região dos Lagos e o litoral norte. Belo Horizonte (MG) terá sol pela manhã e nebulosidade crescente ao longo do dia, com máxima de 26°C.
O processo teve início dois dias antes, quando a massa de ar polar ganhou força e colocou geada no mapa do Centro-Sul pela primeira vez no inverno de 2026, e o sistema ainda atua com intensidade no Centro-Oeste.
Em Mato Grosso do Sul, há risco de geada no sul e sudoeste do estado, com mínimas próximas de 5°C. Campo Grande (MS) pode ter chuva pela manhã e máxima de 18°C; Cuiabá (MT) terá nuvens, nevoeiro e chuva fraca, com máxima de 21°C. Na sexta, o tempo deve se firmar na maior parte da região.
O ar polar avança até o sul de Rondônia e do Acre. Rio Branco (AC) pode registrar mínima de 16°C — valor incomum para a capital acreana. Na maior parte da Região Norte, calor e umidade seguem predominando.
No Nordeste, a chuva fica concentrada no litoral. Recife (PE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB) devem registrar volumes elevados ao longo do dia, com risco de temporais entre os litorais pernambucano e alagoano. No interior, o tempo será seco, ensolarado e quente, com umidade abaixo de 20% em diversas localidades.
