O presidente Lula nomeou a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para a liderança do governo no Senado nesta quinta-feira (25), em anúncio feito nas redes sociais.
Ela substitui Jaques Wagner (PT-BA), que deixou o posto na quarta (24), após ser incluído como alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero — investigação sobre fraudes bilionárias envolvendo o Banco Master.
Quem é Teresa Leitão
Professora e sindicalista, Teresa Leitão tem 74 anos e é formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco. Antes de chegar ao Senado, acumulou cinco mandatos como deputada estadual.
Nas eleições de 2022, conquistou mais de 2 milhões de votos e se tornou a primeira mulher eleita senadora na história de Pernambuco. No Senado, integra como titular as comissões de Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura e do Esporte.
Antes da designação presidencial, ela exercia a função de líder do PT na Casa — tornando sua ascensão à liderança do governo um passo natural dentro da bancada petista.
A operação que derrubou Wagner
A crise que abriu a vaga teve início na semana passada, quando a PF deflagrou a 9ª fase da Operação Compliance Zero e colocou Wagner na mira por suposto uso de influência parlamentar em favor do Banco Master.
Wagner deixou o cargo na quarta-feira (24) após ser incluído como suposto beneficiário central do esquema investigado — a saída foi anunciada depois de reunião de duas horas com Lula no Palácio da Alvorada.
A nomeação de Leitão consolida uma transição dentro da própria bancada do PT: antes de assumir a liderança do governo, ela já ocupava a liderança da legenda no Senado. A parlamentar passa a ser a principal interlocutora do Executivo na Casa, em um momento de pressão sobre a base aliada em razão do escândalo do Banco Master.
