tropiquim

tropiquim

Brasil. por brasileiros

Negócios

Brasil bate recorde de turistas estrangeiros impulsionado por shows e câmbio favorável

Atrações internacionais e valorização do peso argentino elevam número de visitantes em 2025

O Brasil registrou mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2025, um aumento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024.

Shows de artistas internacionais e a valorização do peso argentino estão entre os principais fatores destacados pelo governo para esse crescimento.

O resultado é o melhor da série histórica iniciada em 1972, segundo a Embratur.

Turistas argentinos lideram crescimento

O aumento expressivo de turistas estrangeiros foi puxado principalmente pelos argentinos. O número de visitantes do país vizinho cresceu 94% em comparação ao primeiro semestre de 2024, totalizando 2,3 milhões de argentinos no Brasil em 2025.

Segundo especialistas, a principal razão para esse salto foi a valorização do peso argentino, que teve alta de 44,2% em termos reais em 2024, tornando o Brasil um destino mais acessível. Jaqueline Gil, turismóloga da Universidade de Brasília (UnB), afirma que a valorização do câmbio foi decisiva para a retomada do fluxo turístico entre os países.

Além da Argentina, os principais países de origem dos turistas estrangeiros no Brasil foram Chile, Estados Unidos, Uruguai e Paraguai, conforme dados da Embratur.

Principais destinos e atrações

Os destinos mais procurados pelos estrangeiros no Brasil no primeiro semestre de 2025 foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal.

Shows internacionais de diversos gêneros musicais também impulsionaram o turismo. Eventos gratuitos e festivais renomados elevaram a visibilidade do país. Um destaque foi o show de Lady Gaga, intitulado Todo Mundo no Rio, que reuniu 2,1 milhões de pessoas no Rio de Janeiro em maio, superando o recorde anterior de Madonna em 2024.

Motivações e perfil dos visitantes

De acordo com levantamento da Embratur, o lazer foi o principal motivo das viagens de estrangeiros ao Brasil em 2024, correspondendo a 55,3% do total. Outros motivos incluíram visitas a parentes ou amigos (19,9%), negócios (15,0%) e demais razões (9,8%).

O estudo também aponta que a permanência média dos turistas internacionais no país foi de 7 dias.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o desempenho recorde resulta de um cenário internacional favorável aliado a medidas internas do setor turístico.

Especialistas ouvidos destacam que a combinação entre câmbio favorável, atrações culturais e eventos de grande porte deve continuar impulsionando o turismo estrangeiro no Brasil nos próximos períodos.

escrito com o apoio da inteligência artificial
este texto foi gerado por IA sob curadoria da equipe do Tropiquim.
todos os fatos foram verificados com rigor.

Leia mais

Partidos políticos acionam STF 723 vezes desde 2019 e Congresso discute limitações

Brasil bate recorde de turistas estrangeiros impulsionado por shows e câmbio favorável

Programas de diversidade transformam trajetórias profissionais e impulsionam inclusão

Dívida dos EUA gera apreensão nos mercados após pacote fiscal de Trump