tropiquim

tropiquim

Brasil. por brasileiros

Meio ambiente

Pesquisadores realizam expedição inédita ao ponto mais remoto do litoral brasileiro

Equipe do ICMBio estuda biodiversidade no arquipélago de Martin Vaz e Monte Columbia a 1.200 km da costa

Pesquisadores do ICMBio realizaram uma expedição inédita ao arquipélago de Martin Vaz, a 1.200 km da costa do Espírito Santo, em junho. O grupo estudou peixes, corais, tartarugas e tubarões, além de investigar o Monte Columbia, uma ‘montanha’ submersa. A área, praticamente intocada, revelou espécies possivelmente inéditas.

Utilizando tecnologia avançada, a equipe coletou imagens e amostras em profundidades pouco exploradas. O material agora passa por análise para confirmar novas descobertas e ampliar o conhecimento sobre os ecossistemas marinhos do Brasil.

Expedição ao arquipélago de Martin Vaz

O arquipélago de Martin Vaz é uma formação vulcânica com cerca de três milhões de anos, localizado a 1.200 quilômetros da costa brasileira. Junto à Ilha da Trindade, compõe a cadeia Vitória-Trindade, formada por montanhas de vulcões inativos que se estendem desde Vitória até Martin Vaz.

Durante 17 dias de expedição em junho, especialistas do ICMBio realizaram o levantamento de centenas de espécies de peixes, corais, tartarugas e tubarões. O objetivo era aprofundar o conhecimento sobre as pequenas ilhotas oceânicas e o Monte Columbia, um monte submerso próximo à região.

Segundo João Carlos Thomé, coordenador do Centro Nacional de Conservação das Tartarugas Marinhas e Biodiversidade do Mar do Leste, a expedição reforça a importância ambiental do arquipélago e a necessidade de preservação. “Realizamos essa primeira expedição para fazer um levantamento mais detalhado dessas duas áreas, Martin Vaz e o Monte Columbia. É um trabalho inédito sendo feito do local mais distante da costa brasileira”, afirmou Thomé.

Tecnologia e métodos de pesquisa

A equipe utilizou três tipos de mergulho: a metodologia BRUV, um sistema de vídeo subaquático remoto com isca; o ROV, veículo operado remotamente para filmagens em grandes profundidades; e o mergulho humano. João Batista Teixeira, coordenador técnico da expedição, adaptou os veículos remotos com lanternas potentes e câmeras de alta definição, permitindo a coleta de imagens e amostras em ambientes de pouca luz.

Entre as imagens registradas estão tubarões nadando entre corais, ninhos do peixe Malacanthus e cardumes diversos. “Com essas imagens de alta resolução, conseguimos compreender melhor o ambiente, realizar censo de peixes e analisar a cobertura de organismos marinhos”, destacou Teixeira.

Descobertas e perspectivas

O oceanógrafo João Luiz Gasparini, da Fundação de Tecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo, ressaltou os avanços proporcionados pela tecnologia, que evita riscos de mergulhos profundos e amplia o mapeamento de corais, esponjas, peixes e crustáceos. “Estamos simplesmente sem palavras para revelar a riqueza de informações trazidas nessa expedição”, afirmou Gasparini.

Os pesquisadores agora analisam o material coletado para confirmar se há novas espécies, especialmente um pequeno peixe encontrado a 120 metros de profundidade. “Estamos fazendo um estudo genético, vamos comparar com outras espécies do gênero, comparar cores, proporções, e aí a certeza mesmo só vem após a análise”, explicou Gasparini. O animal, semelhante a garoupas e badejos, mede até seis centímetros e vive em áreas de pouca luz.

Durante a expedição, foi descoberta também uma caverna submarina que atravessa Martin Vaz de ponta a ponta, reforçando o caráter inexplorado da região. O trabalho contribui para ampliar o conhecimento sobre ecossistemas marinhos e destaca a importância da conservação de áreas remotas e pouco impactadas pela presença humana.

escrito com o apoio da inteligência artificial
este texto foi gerado por IA sob curadoria da equipe do Tropiquim.
todos os fatos foram verificados com rigor.

Leia mais

Oposição encerra ocupação do plenário do Senado após 47 horas

Delator alertou autoridades sobre risco de implosão do submersível Titan

Netanyahu confirma controle de Gaza sem anexação e propõe órgão temporário para governo

Senado aprova manutenção da isenção de IR para quem recebe até dois salários mínimos