tropiquim

tropiquim

Brasil. por brasileiros

Política

Hugo Motta negocia com oposição e retoma sessão após ocupação do plenário

Sessão da Câmara é retomada após mais de duas horas de impasse e negociação com deputados bolsonaristas

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, conseguiu retomar a sessão na noite desta quarta-feira (6) após mais de duas horas de ocupação do plenário por parlamentares da oposição.

Deputados bolsonaristas protestavam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.

A retomada só ocorreu após negociações e fechamento do acesso ao plenário, com apoio da polícia legislativa.

Ocupação e protesto

Desde terça-feira (5), deputados ligados ao bolsonarismo ocupavam as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado em protesto à decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ordem foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, e Bolsonaro responde como réu por tentativa de golpe de Estado, podendo ser condenado a até 44 anos de prisão.

Durante a ocupação, o presidente da Câmara ameaçou suspender por até seis meses o mandato dos deputados que impedissem a realização da sessão. Motta também afirmou que acionaria a polícia legislativa para retirar os manifestantes, caso fosse necessário.

Negociações e retomada

Pouco antes do início da sessão, Motta foi impedido de se sentar na cadeira da Presidência pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que participava da ocupação. Após breve tensão e conversa, van Hattem cedeu e Motta reassumiu o posto. Para garantir a realização da sessão, o acesso ao plenário foi fechado e a polícia legislativa posicionada na porta.

Repercussão e bastidores

A deputada Julia Zanatta (PL-SC), que participou da ocupação e levou sua bebê ao plenário, afirmou: “A polícia legislativa não vai fazer isso com a gente”. Em uma rede social, Zanatta publicou uma foto sentada na cadeira da presidência da Câmara e escreveu: “Plantão na Câmara dos Deputados para tomada de providências. Estou sentada na cadeira do presidente Hugo Motta. Ahhhh quantas coisas poderíamos fazer se o titular dessa cadeira tivesse coragem”.

A deputada Carol de Toni (PL-SC) também levou sua filha pequena para o plenário durante a ocupação. Nos bastidores, Motta iniciou conversas com líderes partidários para tentar desobstruir o espaço por meio do diálogo. Após negociação com a oposição, o presidente conseguiu desocupar o plenário e abrir a sessão.

escrito com o apoio da inteligência artificial
este texto foi gerado por IA sob curadoria da equipe do Tropiquim.
todos os fatos foram verificados com rigor.

Leia mais

Lula discute guerra na Ucrânia e cenário econômico internacional com Putin por telefone

Governo prepara plano de contingência para enfrentar tarifas dos EUA sobre exportações

Governo brasileiro tenta reverter ausência do presidente da Áustria na COP30

Disputa por ilha no Amazonas leva Colômbia e Peru a enviarem militares à fronteira