tropiquim

tropiquim

Brasil. por brasileiros

Política

Kremlin reage à decepção de Trump após telefonema com Putin

Rússia destaca atenção à advertência do presidente dos EUA sobre guerra na Ucrânia após conversa entre líderes

O Kremlin afirmou nesta sexta-feira (4) que deu atenção à declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre sua decepção com Moscou após ligação com Vladimir Putin. Trump expressou frustração ao perceber que o líder russo não pretende encerrar a guerra na Ucrânia. O porta-voz Dmitry Peskov confirmou que Moscou acompanha atentamente as falas do presidente norte-americano.

Reação do Kremlin e declarações de Trump

Na quinta-feira (3), após uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Donald Trump afirmou estar “muito decepcionado” com a postura do governo russo em relação ao conflito na Ucrânia. “Fiquei muito decepcionado com a conversa que tive hoje com o presidente Putin. Não acho que ele esteja pensando em parar”, declarou Trump, ressaltando sua tentativa de intermediar o fim da guerra, que já dura mais de três anos.

Nesta sexta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que Moscou deu atenção à declaração de Trump. “Claro, prestamos muita atenção à declaração de Trump”, disse Peskov ao ser questionado por repórteres sobre o posicionamento do governo russo diante das falas do presidente dos EUA. Trump também anunciou que conversaria com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ainda nesta sexta-feira.

Ataques intensificados após contato entre líderes

Um dia após o telefonema entre Trump e Putin, a Rússia realizou o maior bombardeio à Ucrânia desde o início da guerra, de acordo com autoridades ucranianas. Segundo a força aérea da Ucrânia, foram lançados 539 drones e 11 mísseis, dos quais 270 drones e dois mísseis foram destruídos pelas defesas ucranianas. O presidente Zelensky classificou o ataque como “um dos maiores e mais cínicos” já registrados.

Zelensky destacou que, sem “pressão em larga escala”, a Rússia não mudará seu comportamento, considerado por ele “estúpido e destrutivo”. O líder ucraniano enfatizou que essa pressão depende principalmente de países parceiros, especialmente dos Estados Unidos. Por sua vez, a Rússia afirmou ter destruído 48 drones lançados pela Ucrânia, sinalizando a continuidade dos confrontos intensos na região.

escrito com o apoio da inteligência artificial
este texto foi gerado por IA sob curadoria da equipe do Tropiquim.
todos os fatos foram verificados com rigor.

Leia mais

Lula descarta conflito com Congresso e aposta em negociação para superar impasse

Lula exige fiscalização para coibir preços abusivos da gasolina nos postos

Autorizações de residência para vítimas de tráfico humano quase triplicam em 2024 no Brasil

Brasil lidera acordos em inteligência artificial saúde e clima durante cúpula do Brics