O Aeroporto Internacional de Belém concluiu obras de ampliação e modernização para receber a COP 30, aumentando a capacidade de voos nacionais e internacionais.
O terminal ampliou áreas de embarque, pistas e inaugurou novas salas VIP, além de lançar rotas inéditas, incluindo ligação direta com Miami.
As principais companhias aéreas anunciaram reforço nas operações e novas rotas para atender à demanda estimada de 50 mil participantes do evento.
Ampliação e modernização do aeroporto
O Aeroporto Internacional de Belém passou por uma série de melhorias estruturais para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O terminal de passageiros foi ampliado de 1.593 m² para 4.303 m², quase triplicando o espaço para embarques domésticos e internacionais. Dois novos mezaninos foram construídos sobre o saguão principal, aumentando a agilidade nos processos de inspeção de segurança e ampliando os espaços para circulação.
O saguão principal foi remodelado, ganhando 20% a mais de área, e todas as áreas receberam novos conjuntos de sanitários. O conforto dos passageiros foi reforçado com novas longarinas, assentos ergonômicos e um sistema de climatização aprimorado. O pátio de aeronaves ganhou cinco novas posições para categoria C, além da requalificação das pistas e taxiways. Novos sistemas de auxílio visual (PAPIs) foram instalados nas cabeceiras 21 e 25, facilitando pousos mesmo em condições de baixa visibilidade.
Expansão da malha aérea
Com a conclusão das obras, o aeroporto passou a oferecer mais voos diretos para capitais brasileiras e destinos internacionais. A GOL anunciou que, durante a COP 30, expandirá para 600 voos domésticos e internacionais, quase quatro vezes mais que em meses de baixa temporada e 230% acima do mesmo período em 2024. Serão 56.730 assentos no período da conferência, chegando a 77 mil em novembro, com novas rotas como Belém-Salvador, Belém-Fortaleza, Belém-São Paulo/Congonhas e Belém-Manaus, além do reforço em rotas regulares.
A LATAM ampliou em 25% a oferta de assentos desde agosto e prevê 48% mais assentos em novembro, com aumento nas frequências de Belém-Guarulhos e Belém-Brasília, além de voos inéditos como Bogotá-Belém e Galeão-Belém. A Azul não informou mudanças até a publicação.
Novas rotas e serviços para a COP 30
Ligação internacional inédita
Em junho, a GOL, em parceria com o Visit Pará, inaugurou a rota sem escalas entre Belém e Miami, operando inicialmente com dois voos semanais, ampliando para três durante a COP30. Os voos utilizam aeronaves Boeing 737 MAX 8, com capacidade para até 176 passageiros.
Salas VIP de alto padrão
Duas novas salas VIP foram inauguradas, operadas pelo W Premium Group. A primeira, aberta em 17 de junho, atende voos internacionais e domésticos, com capacidade para 95 pessoas, banheiros com duchas, Wi-Fi de alta velocidade, snacks e sala de reunião. O acesso é permitido para clientes de bancos, seguradoras, programas de fidelidade e passageiros de companhias como TAP e Air France.
O governo e o setor aéreo esperam que a infraestrutura modernizada, a ampliação da malha aérea e os serviços de alto padrão proporcionem uma experiência diferenciada aos participantes e visitantes da COP 30.