tropiquim

tropiquim

Brasil. por brasileiros

Economia

Haddad afirma que Brasil sofre sanções dos EUA por ser mais democrático que seu agressor

Ministro da Fazenda critica sobretaxa de Trump e anuncia pacote de medidas para empresas brasileiras afetadas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira (13) que o Brasil está sendo sancionado pelos Estados Unidos por ser “mais democrático” que o país norte-americano.

A afirmação foi feita durante o anúncio de um pacote de medidas do governo para responder ao tarifaço de Donald Trump, que impôs uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros.

Pacote de resposta do governo

Durante o anúncio das ações, Fernando Haddad detalhou que o governo brasileiro está lançando uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para apoiar empresas afetadas pela nova tarifa imposta pelos Estados Unidos. O objetivo é mitigar os impactos econômicos da sobretaxa de 50% para entrada de produtos brasileiros no mercado norte-americano, medida adotada pelo presidente Donald Trump.

Além da linha de crédito, o governo decidiu adiar a cobrança de impostos para as empresas prejudicadas e implementar a prorrogação, por um ano, do crédito tributário para empresas que importam insumos para produção. Essa prorrogação se dará por meio do mecanismo chamado “drawback”, que permite a suspensão ou isenção de tributos na importação de insumos utilizados na fabricação de produtos destinados à exportação.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também declarou que compras governamentais dos municípios, estados e da União devem priorizar produtos fabricados por empresas atingidas pelo tarifaço de Trump.

Durante sua fala, Haddad enfatizou a situação inédita e incomum enfrentada pelo Brasil: “O Brasil é um país que tá sendo sancionado por ser mais democrático do que o seu agressor. É uma situação inédita e muito incomum no mundo um país que não persegue adversários, imprensa, escritórios de advocacia, universidades, imigrantes legais ou ilegais, e está sujeito a uma retaliação injustificável do ponto de vista político e econômico”, afirmou o ministro.

O pacote anunciado é considerado apenas a primeira parte das medidas de resposta. O governo sinalizou que outras ações poderão ser implementadas caso as sanções dos Estados Unidos persistam ou se agravem. A expectativa é de que as medidas ajudem a preservar empregos e a competitividade das empresas brasileiras afetadas, enquanto o governo busca alternativas diplomáticas e econômicas para reverter o impacto das tarifas impostas.

escrito com o apoio da inteligência artificial
este texto foi gerado por IA sob curadoria da equipe do Tropiquim.
todos os fatos foram verificados com rigor.

Leia mais

Obras de restauração da Praça dos Três Poderes devem começar em 2025 e custar R$ 29 milhões

Bolsonaro afirma ao STF que não tentou impedir posse de Lula e defende democracia

Governo Trump cancela vistos de brasileiros ligados ao Mais Médicos

Saiba como ocorre a escolha do presidente do Supremo Tribunal Federal