Walter Delgatti, condenado por invadir o sistema do CNJ, vai depor como testemunha no processo de cassação da deputada Carla Zambelli na Câmara.
O depoimento será por videoconferência, já que Delgatti cumpre pena em Tremembé (SP), enquanto Zambelli está presa na Itália aguardando extradição.
A oitiva está prevista para ocorrer entre 13 e 20 de agosto, conforme confirmação da defesa do hacker.
Depoimento de Delgatti e andamento do processo
A defesa de Walter Delgatti confirmou que ele foi convidado a prestar depoimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no âmbito do processo de cassação de Carla Zambelli (PL-SP). O advogado Ariovaldo Moreira explicou que Delgatti participará como testemunha, não sendo obrigado a aceitar o convite. O depoimento deve ocorrer por videoconferência, já que Delgatti cumpre pena de 8 anos e 3 meses na Penitenciária 2 de Tremembé, interior de São Paulo.
A defesa de Zambelli havia solicitado uma acareação com Delgatti. Desde sua prisão em agosto de 2023, o hacker alega que a deputada participou da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que ela nega.
Detalhes da invasão e consequências
O ataque ao CNJ, ocorrido em 4 de janeiro de 2023, incluiu a inserção de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), “assinado” por Delgatti. O documento foi divulgado e animou apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que estavam acampados em frente a quartéis na época.
O STF entendeu que a ação buscava desacreditar o Judiciário. No celular de Zambelli, a Polícia Federal encontrou os mesmos documentos inseridos por Delgatti no sistema do CNJ, e uma perícia apontou que um deles foi aberto no aparelho da deputada apenas 22 segundos após sua inserção.
Condenações e repercussões
O Supremo Tribunal Federal condenou Delgatti a 8 anos e 3 meses de prisão e Zambelli a 10 anos, determinando ainda a perda do mandato da deputada. A decisão foi unânime na Primeira Turma do STF.
Após a condenação, a Câmara dos Deputados abriu o processo de cassação na CCJ, no qual Delgatti será ouvido como testemunha.
Situação de Zambelli e próximos passos
Zambelli está presa em um presídio nos arredores de Roma, Itália, aguardando decisão sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil. Atualmente, ela está formalmente licenciada do mandato, e não há prazo definido para a decisão do governo italiano.
A participação de Delgatti como testemunha pode influenciar os rumos do processo de cassação, enquanto o Brasil acompanha a tramitação do pedido de extradição de Zambelli.