O governo estuda dividir em etapas o anúncio das medidas para as empresas afetadas pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos. A estratégia visa ajustar as ações conforme o impacto em cada setor e empresa, com monitoramento constante dos efeitos econômicos.
Enquanto negocia a revisão da alíquota com o governo estadunidense, o governo prioriza produtos perecíveis e avalia linhas de crédito subsidiadas para garantir a sustentabilidade das empresas exportadoras.
Medidas emergenciais e monitoramento setorial
O governo reconhece que a alíquota de 50% imposta pelos Estados Unidos afeta de forma distinta cada produto exportado, gerando consequências imediatas e de longo prazo. Por isso, o anúncio das medidas será feito em etapas, permitindo ajustes conforme a evolução do impacto em setores específicos e até em empresas individuais.
O monitoramento constante da economia será necessário nas próximas semanas, enquanto prosseguem as negociações para tentar reverter o aumento da tarifa na importação de produtos brasileiros.
Entre as preocupações mais urgentes estão os produtos perecíveis, como peixes já estocados, frutas prestes a serem colhidas e mel destinado à exportação. Esses itens devem ser priorizados nas ações do governo para evitar prejuízos imediatos.
Reação do setor privado e articulação internacional
A CNI decidiu contratar advogados e lobistas nos EUA para tentar reverter o tarifaço imposto pelo governo Trump. Empresários que se reuniram com o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior, manifestaram expectativa de que as primeiras medidas sejam anunciadas até o fim da semana.
Além da priorização dos perecíveis, o governo avalia a criação de linhas de crédito com condições subsidiadas para apoiar a sustentabilidade das empresas afetadas. As equipes do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior, da Fazenda e da Casa Civil trabalham na elaboração do plano, que será ajustado conforme o diagnóstico dos efeitos do tarifaço, considerado difícil de ser feito de forma clara e precisa neste momento.