A Quaest divulga nesta quarta-feira (16) pesquisa sobre a opinião dos brasileiros a respeito da tarifa de 50% sobre produtos nacionais anunciada por Trump.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, também traz dados sobre a avaliação do governo Lula e percepções econômicas.
Foram ouvidas 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho em todo o Brasil.
Detalhes do levantamento e avaliação do governo
A pesquisa da Quaest não se limita à tarifa imposta por Trump. O estudo aborda ainda a avaliação dos brasileiros sobre o governo Lula e suas percepções quanto à economia nacional. Segundo Felipe Nunes, fundador e CEO da Quaest, a partir deste levantamento as pesquisas passarão a ser mensais até a eleição de 2026. “A redução do intervalo entre as pesquisas vai permitir captar com maior precisão as tendências do eleitorado”, explicou Nunes.
Resultados anteriores
No último levantamento, divulgado em 4 de junho, 57% dos entrevistados desaprovavam o governo Lula, enquanto 40% aprovavam e 3% não souberam ou não responderam. Em comparação com pesquisas anteriores, houve um aumento de um ponto percentual na desaprovação e queda de um ponto na aprovação.
Cenário eleitoral e intenções de voto
Além da avaliação do governo, a pesquisa anterior revelou que, pela primeira vez, nomes alternativos a Jair Bolsonaro (PL) empatavam tecnicamente com Lula em um eventual segundo turno para a presidência em 2026. Entre esses nomes estavam Tarcísio de Freitas (governador de São Paulo), Michelle Bolsonaro (ex-primeira dama), Ratinho Jr. (governador do Paraná) e Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul). Lula, no entanto, seguia à frente de Eduardo Bolsonaro (deputado federal licenciado), Romeu Zema (governador de Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (governador de Goiás).
A expectativa é que os próximos levantamentos mensais tragam mais clareza sobre a evolução das intenções de voto e da aprovação do governo até as eleições de 2026.