tropiquim

tropiquim

Brasil. por brasileiros

Política

Pesquisa Quaest revela opinião dos brasileiros sobre tarifa de Trump e avaliação do governo Lula

Levantamento divulgado nesta quarta-feira mostra percepções sobre tarifa de 50 por cento, economia e popularidade de Lula

A Quaest divulga nesta quarta-feira (16) pesquisa sobre a opinião dos brasileiros a respeito da tarifa de 50% sobre produtos nacionais anunciada por Trump.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, também traz dados sobre a avaliação do governo Lula e percepções econômicas.

Foram ouvidas 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho em todo o Brasil.

Detalhes do levantamento e avaliação do governo

A pesquisa da Quaest não se limita à tarifa imposta por Trump. O estudo aborda ainda a avaliação dos brasileiros sobre o governo Lula e suas percepções quanto à economia nacional. Segundo Felipe Nunes, fundador e CEO da Quaest, a partir deste levantamento as pesquisas passarão a ser mensais até a eleição de 2026. “A redução do intervalo entre as pesquisas vai permitir captar com maior precisão as tendências do eleitorado”, explicou Nunes.

Resultados anteriores

No último levantamento, divulgado em 4 de junho, 57% dos entrevistados desaprovavam o governo Lula, enquanto 40% aprovavam e 3% não souberam ou não responderam. Em comparação com pesquisas anteriores, houve um aumento de um ponto percentual na desaprovação e queda de um ponto na aprovação.

Cenário eleitoral e intenções de voto

Além da avaliação do governo, a pesquisa anterior revelou que, pela primeira vez, nomes alternativos a Jair Bolsonaro (PL) empatavam tecnicamente com Lula em um eventual segundo turno para a presidência em 2026. Entre esses nomes estavam Tarcísio de Freitas (governador de São Paulo), Michelle Bolsonaro (ex-primeira dama), Ratinho Jr. (governador do Paraná) e Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul). Lula, no entanto, seguia à frente de Eduardo Bolsonaro (deputado federal licenciado), Romeu Zema (governador de Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (governador de Goiás).

A expectativa é que os próximos levantamentos mensais tragam mais clareza sobre a evolução das intenções de voto e da aprovação do governo até as eleições de 2026.

escrito com o apoio da inteligência artificial
este texto foi gerado por IA sob curadoria da equipe do Tropiquim.
todos os fatos foram verificados com rigor.

Leia mais

Reação de Lula ao tarifaço de Trump impulsiona recuperação da popularidade do governo

Câmara aprova ampliação da isenção do Imposto de Renda para até R$ 5 mil

STF agenda interrogatório de sete réus ligados a núcleo de desinformação golpista

Alexandre de Moraes exige explicação de Chiquinho Brazão sobre descumprimento de prisão domiciliar